Imagem capa - Kiwi Arquitetura na 21ª Semana da Arquitetura da PUC Minas por Kiwi Arquitetura
Eventos

Kiwi Arquitetura na 21ª Semana da Arquitetura da PUC Minas


O Kiwi Arquitetura esteve presente em mais um evento da PUC Minas! A convite da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Maria Elisa Baptista, nossa equipe participou da 21° Semana de Arquitetura da univerdade.


Com o workshop Mobile seu Auditório, nosso desafio foi ainda maior que no evento Canteiro em Obras. A proposta era modificar alguns espaços do Prédio 47 - sede das aulas do curso - para receber palestras e oficinas. Os locais escolhidos para as intervenções foram a Sala 201 e o gramado lateral do edifício, conhecido como "gramadão".


A Sala 201

Dotada de 134 m², a Sala 201 recebe as principais palestras e workshops durantes os eventos que ocorrem na Escola de Arquitetura. Apesar de ser um espaço amplo, sempre houve dificuldades em comportar confortavelmente um número elevado de pessoas.


Para solucionar este problema, o Kiwi Arquitetura propôs uma intervenção a fim de transformar a sala em um pequeno anfiteatro, gerando mais conforto e melhores visadas, tanto para palestrantes quanto para espectadores.


Para o projeto, foram utilizados cerca de 16 paletes. O material foi empilhado de forma escalonada, gerando uma pequena arquibancada. Bancos, pranchetas e cadeiras da própria sala e laboratórios próximos também foram usados para compor a instalação.


Como resultado, a Sala 201 assumiu o formato de um auditório, com capacidade de alocar confortavelmente cerca de 120 pessoas. Assim, a sala se tornou um dos locais mais usados durante a 21° Semana da Arquitetura.


Fotos: Equipe Kiwi Arquitetura


O Gramado Lateral

Por se tratar de uma área ampla e de uso comum, a intervenção no gramado lateral do Prédio 47 foi o nosso maior desafio durante a 21° Semana da Arquitetura. O projeto envolveu toda a equipe da Kiwi Arquitetura, assim como alunos e professores.


O espaço é muito utilizado no período da noite para exibição de filmes e documentários durante o “Cine Paredão” - evento de áudio visual do curso de Arquitetura. Entretanto, devido à alta insolação e a escassez de assentos, o gramado é subtilizado durante o dia.


Para solucionar os transtornos da incidência solar, utilizamos longas faixas tecido leve e flexível para criar uma cobertura para o local. O tecido foi amarrados por fitilhos e cordas, conectando a Escola de Arquitetura e o prédio vizinho. Durante a instalação, foram aplicadas diversas técnicas relacionadas à tensoestruturas, ensinadas durante os primeiros anos da faculdade.


21ª Semana da Arquitetura 2

Fotos: Equipe de comunicação do curso Arquitetura e Urbanismo PUC Minas



A escolha das cores dos tecidos utilizados foi pontual. Com intuito de fomentar as discussão sobre o assunto, as cores da bandeira LGBTs foram erguidas pelo projeto, colorindo o edifício do curso de Arquitetura e Urbanismo.


Agora sombreado, o "gramadão" carecia apenas de assentos. Pensados para que pudessem ser desmontados e montados com facilidade em outros locais, os bancos foram construídos de tijolos de concreto e retalhos de madeira. Também foram utilizadas cadeiras das salas próximas para estruturar o espaço a fim de receber o máximo de pessoas possível.



21ª Semana da Arquitetura 3

21ª Semana da Arquitetura 4

Fotos: Equipe de comunicação do curso Arquitetura e Urbanismo PUC Minas


Quando todo o arranjo do espaço foi concluído, o "gramadão" ganhou cor e vida, tornando-se o grande marco da 21° Semana da Arquitetura da PUC Minas. Veja o vídeo com o processo de intervenção:



Veja mais detalhes sobre nossa equipe clicando aqui ou acesse nosso portfólio para conhecer os projetos desenvolvidos pela Kiwi Arquitetura.