Imagem capa - Plantas no interior da casa - Quais usar? por Kiwi Arquitetura
DecoraçãoDicas

Plantas no interior da casa - Quais usar?

Em uma casa além dos moveis e dos acabamentos as plantas trazem aconchego e charme, mas várias pessoas se perguntam "quais plantas eu uso? ” E em tempos corridos, “como cuidar delas? ”


Separamos algumas plantas mais indicadas para os espaços internos e de fácil cuidado.    

        


Orquídea

      

Mais famosas e queridinha no uso interno, ela pede poucos cuidados como substituir vasos de plásticos por de barros, ajudando a drenar a água evitando o apodrecimento das raízes. Se as folhas  estiverem escuras, mude a orquídea de local para outro lugar com mais  luminosidade. Seu florescimento é anual


+ dicas sobre poda de orquideas: pt.wikihow.com/Podar-Orqu%C3%ADdeas


Foto Luisa Accorsi



Samambaia


As samambaias são exuberantes, formando touceiras volumosas, ficam ideais em cachepôs suspensos ou no local alto, mas o vento pode queimar as folhas mais jovens. Ela traz umidade natural do espaço, por tanto seu uso tem que ser cauteloso para não aumentar a umidade em ambientes pouco arejados.


Há vários pendentes no mercado para colocar as plantas suspensas, vale a pena dar uma olhada.



Foto Lufe Gomes/Editora Globo


Begônias


Planta que fica bem em ambientes com luz  direta ou indireta, sendo fácil de cuidar. Gosta de ambientes quentes,  sendo contraindicadas nos locais com ar condicionado. As regas são  poucas também, sempre olhando a umidade na terra com o tato, dia sim dia  não é o suficiente, mas se tiver com a umidade no solo elevada espaçar o  tempo de rega.


Maria-sem-vergonha 

Uma planta com flores quase  que o ano todo, não precisa de muita água e pode ficar a meia sombra,  com plantio fácil e crescimento rápido, pode até dominar áreas ajardinadas. Se você gosta de flores ela é uma excelente planta.


Foto PlasVale

Suculentas


Ideal  para quem se esquece de regar, pois elas têm características de  armazenamento de água para longos períodos de estiagem, mas não quer  dizer que não necessite de  cuidados. Se as folhas começarem a cair com maior frequência aumente o contato com a luz se possível um pouco de luz direta. Se as folhas começarem a apodrecer diminua a quantidade de água e se elas murcharem aumente.


Vale a pena olhar as varias formas de plantar, transformando-a em um item de decoração.


Foto Casa Claudia


Bambu da Sorte


De cuidado fácil com cor verde vibrante fica lindo em um vaso pequeno, na sala, quarto ou no banheiro. Uma planta que não pode receber muita luz solar, e nem água em excesso, necessitando de uma rega por semana. Para melhor desenvolvimento coloca-lá em local fresco e molhar com água filtrada.


 Foto Atelier das Meninas/ studio labdecor

Lança-de-São-Jorge


Se desenvolve bem em ambientes internos e externo, não exige muita água e aguenta ambientes com ar  condicionado. Uma planta resistente se adaptando em qualquer ambiente. O  cuidado e na quantidade de vezes que se molha.



 Foto Evelyn Muller


Cacto

        

Ideal pra quem não tem tempo ou esquece que tem plantas em casa, a espécie gosta pouca água e muita luminosidade. quando plantado em cachepôs pequenos ele interrompe seu crescimento, assim você consegue controlar o tamanho da planta que quer.

       


Outras espécies para uso interno:





DICAS KIWI: 


         Pesquise sobre sua planta!  Geralmente as plantas de meia sombra se adaptam melhor a espaços internos.

         Saiba quando regar! A maioria das plantas não sobrevive por causa do excesso de água ou a falta.

         Observe as aberturas do vaso para o escoamento da água!


Imagem da Capa: Gregory Beauchamp and Jenny Corgan